segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dinheiro da merenda escolar: Contas da gestão Ilário Marques são desaprovadas

O órgão chegou à conclusão de que a prestação de contas apresentada está irregular
O nome do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT), está envolvido num procedimento administrativo que desaprovou a prestação de contas de mais de um milhão de reais da merenda escolar durante a gestão do petista. Um documento enviado pela coordenadora-geral da diretoria financeira do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação(FNDE), Orvalina Ornelas Nascimento Santos ao atual gestor, Rômulo Carneiro, no dia 05 de abril deste ano requer providências quanto ao assunto.
Segundo o documento, o montante teria sido recebido pelo ex gestor no exercício do ano de 1996. Após uma análise da coordenação geral de contabilidade e acompanhamento de prestação de contas, o órgão chegou à conclusão de que a prestação de contas apresentada está irregular, devendo ser sanadas as irregularidades ou devolvidos os recursos que somam o valor de R$ 1.188.452,90 (hum milhão, cento e oitenta e oito mil, quatrocentos e cinquenta e dois reais e noventa centavos).
Em entrevista ao Jornal Diário do Nordeste, a assessoria do prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, “demonstrou a intenção de ingressar com representação junto ao Ministério Público Federal (MPF), para adoção das providências legais, tanto na esfera cível como criminal, contra o seu antecessor, Ilário Marques”. Já o ex-prefeito Ilário Marques, negou a irregularidade ao Jornal: Segundo ele, naquele ano, a Justiça do Trabalho sequestrou R$ 218 mil do repasse feito pelo FNDE, para pagamento de precatórios, de servidores desse Município do Sertão Central.
Com informações do Diário do Nordeste
Adicionar legenda
Fotos  Valmir

Quixeramobim é destaque na assistência social do Estado

O município que apresentou o maior número de projetos sociais.
Trinta e dois municípios cearenses e seis personalidades foram homenageadas pelas Boas Práticas de Gestão na Assistência Social, em solenidade realizada em Fortaleza.
O município que apresentou o maior número de projetos sociais foi Quixeramobim, que ganhou um notebook, em segundo lugar, o município de Limoeiro do Norte, que ganhou uma impressora e em terceiro lugar, o município de Acopiara, contemplado com uma Câmara digital. Todas as primeiras damas receberam uma rosa e os prefeitos e secretários uma agenda personalizada. Houve ainda sorteio de brindes.
Este ano, foram homenageados os seguintes municípios: 
Acarape( Mewlhor Projeto: Grupo de Convivência da Terceira Idade),
Acopiara(Brinquedoteca) , Aracati( Casa do Cidadão),
Baturité( Circo Escola) , Canindé( CRAS),
Crateús( Cozinha Comunitária),
Catarina( Projovem Adolescente) , Carnaubal( Pintores da Inclusão ),
Cariré( Click Móvel),
Guaiúba( Arte em Movimento),
Graça( Criatividade Vivendo Tempo),
Fortaleza(CRAS Itinerante),
Ibiapina( (Projovem Adolescente ),
Deputado Irapuan Pinheiro(PROJOVEM ADOLESCENTE) ,
Horizonte(Programa Nossa Casa),
Icó( Projovem Adolescente) Ipaumirim( CRAS),
Lavras da Mangabeira( GALPÃO DAS ARTES),
Limoeiro do Norte( OPA- Orientação para Pais Atentos),
Maracanaú( CRAS Indígena),
Mombaça( Projovem Adolescente),
Morada Nova( Grupo de Inclusão e Brincadeirasa Infantis),
Orós( Cozinha Comunitária),
Ocara( FLor da Idade),
Poranga( CRAS Volante),
Quixeramobim( Centro de Convivência para Idosos)
Reriutaba( Grupo Infantil Arco-Iris),
São Benedito( Mentes e Corpos Sarados),
Sobral( Incluir com Arte na Cultura)
Santa Quitéria( Projeto Vida Ativa),
Tauá( Prato Cheio), Tejuçuoca( Bolsa Tejuflora).

 

Fotos  Valmir



A festa de Santo Antônio de Pádua, em Quixeramobim, é considerada a segunda maior do Estado. Perde apenas para Barbalha, em número de participantes. Respeitando a tradição local, a trezena de homenagens ao padroeiro deste Município do Sertão Central, começou no dia 27 de maio, com carreata e bênção dos veículos, segue até a próxima quarta-feira, 13, dia dedicado ao salvador das solteironas e protetor dos pobres. A Paróquia, tendo à frente o padre Francisco Sérgio de Oliveira, programou quatro missas pela manhã, começando às 5 horas, e procissão de encerramento às 16 horas. Até lá, mais de 500 mil visitantes terão passado pelo Sertão Central.

Este ano, além da Missa do Vaqueiro, considerada um dos momentos marcantes da festa, o show com o padre Reginaldo Manzotti atraiu uma multidão para a Praça Capitão Dias Ferreira. Segundo o historiador Crisanto Teixeira, o espaço público recebe o nome do oficial colonizador. Nos idos de 1712, antes do inverno, ele resolveu instalar a Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão, para criar gado. Desde então, há três séculos, mesmo antes de ter sido elevado à condição de sede paroquial, no ano de 1755, o padroeiro é reverenciado e festejado.

A festa atingiu proporções ainda maiores quando a Prefeitura de Quixeramobim passou a apoiar a Paróquia. Ambulantes aproveitam a ocasião para faturarem um pouco mais. Nas noitadas do Chitão, que este ano chegou a sua 8ª edição, o público praticamente dobra.

Uma edição especial sobre os três séculos dedicados a "Antônio de Quixeramobim", como o santo é tratado pelos fiéis mais íntimos, está sendo produzida por Crisanto Teixeira. O produtor pretende unir os três últimos anos da Festa em um DVD. "Quixeramobim, três séculos de fé e devoção a Santo Antônio" é o título do documentário digital. "Além de fortalecer a religiosidade as passagens registradas em áudio, vídeo e textos têm como objetivo a preservação da historicidade local", acrescenta o editor. Ele também tem a intenção de enviar o material para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para reconhecimento como patrimônio imaterial do Município.

Outras paróquias

Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará, e as sete Dioceses do Interior, além de Quixeramobim e de Barbalha, mais oito cidades têm paróquias com Santo Antônio como seu padroeiro.

Na Capital, além da paróquia da Maraponga, as áreas pastorais da Granja Portugal e do Planalto do Pici fazem festa. Aracatiaçu na Zona Norte; Barro no Sul cearense; Caridade no Sertão de Canindé; Caucaia na Região Metropolitana de Fortaleza; Chaval no noroeste do Estado fazendo limite com o Piauí; Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza; e Majorlândia (na cidade de Aracati) são as demais cidades do Interior do Ceará
Reportagem de Alex Pimentel – Diário do Nordeste
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

Fotos  Valmir


QUEDA DE MOTO DEIXA VÍTIMA FATAL EM QUIXERAMOBIM




Mais um acidente de transito com vítima fatal foi registrado no interior do município de Quixeramobim.

O acidente aconteceu na madrugada deste domingo, 10, no distrito de Uruquê,  aproximadamente 12 km da sede do município. Segundo informações da polícia, uma ligação realizada para o Copom informou que um casal tinha sofrido uma queda de moto naquela localidade onde o condutor, Jean da Costa Silva, 24 anos, tinha morrido na hora. Uma viatura da policia foi conduzida para o local onde confirmou o ocorrido. Uma mulher que também estava na motocicleta foi conduzida para o hospital regional de Quixeramobim com fratura no braço direito e escoriações pelo corpo. A motocicleta Honda NXR de placa NVE 8147, foi levada para a Delegacia Civil de Quixeramobim.                                                                          POR FERNANDO IVO 


A polícia também registrou uma briga na noite de sábado, 09, na cidade de Quixeramobim. A confusão aconteceu por volta das 20h, na Rua Raimundo Andrade, bairro Maravilha, durante uma bebedeira. Segundo informações da polícia, dois homens foram lesionados a faca por um individuo identificado apenas como Claudio. As vítimas Francisco Osvaldo Brilhante, 30 anos, foi lesionada  à altura da axila direita, e Claudio Kaio da Silva, 23 anos, foi lesionado à altura da garganta.  Os mesmos foram socorridos por populares para o hospital local e em seguida transferidos para Fortaleza devido à gravidade das lesões. 

POR FERNANDO IVO 

Adicionar legenda
Fotos  Valmir