sexta-feira, 18 de maio de 2012

Produtores de Mamona em Ocara recebem maquinário para o aumento da produção


Ocarabiodisel
A máquina batedora de mamonas facilitará o trabalho dos produtores.
Ocara recebeu nesta um equipamento de fundamental importância no processo de escoamento da produção da mamona. A "Batedeira" doada ao município pelo Governo do Estado através da parceria com a Petrobras e a Prefeitura Municipal, irá beneficiar os produtores que atualmente realizam o plantio da mamona inserido no Programa Biodiesel.
Esse equipamento será entregue para a Associação Comunitária do Assentamento Antonio Conselheiro- PACórrego dos Quinxixés, durante a visita do Governador Cid Gomes ao município de Ocara para divulgação  do programa “Substituição de Copa em Cajueiros”, que está prevista para acontecer no próximo dia 23 de maio.
Conforme explica o secretário Francisco de Assis Lima, da Agricultura e Meio Ambiente, a máquina batedora de mamonas facilitará o trabalho dos produtores, pois  possui grande capacidade nominal de trabalho e é adaptada para receber os cachos junto com os talos, dispensando o trabalho de separação.
Outro ponto positivo elencado pelo secretário, diz respeito ao fato da descascadora mecânica está acoplada a uma estrutura de sustentação móvel de chassi com rodas permitindo  facilitar o  seu deslocamento para as demais localidades do município e contemplando assim, um número maior de produtores.Mais informações: 
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente33(85)3322-         
Fotos  Valmir
         

A Meia Lua com a Estrela foi criado a mais de quinze anos, pelo artesão, conhecido como Chico Tartaruga, que ao fazer seus brincos e anéis com o casco da tartaruga, teve ele a idéia de desenhar a meia Lua com a estrela, onde obteve grande sucesso. Depois de algum tempo foi montado nas camisetas de renda feitas pelas próprias labirinteiras de Canoa Quebrada. Foi quando também um arquiteto de Fortaleza esculturou na falésia mais alta da praia, foi quando virou cartão postal e conhecido pelo mundo inteiro.




Lula lança página no Facebook
Objetivo do ex-presidente é criar nova opção para quem quer acompanhar suas atividades e as do Instituto Lula no Brasil e exterior

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quinta-feira uma conta do Facebook. Segundo o Instituto Lula, o objetivo da iniciativa é criar uma nova opção para quem quiser acompanhar suas atividades e as da entidade no Brasil e exterior, “incluindo as iniciativas para cooperação com a África e a América Latina”.


“Queremos reunir aqui todos os interessados em continuar compartilhando esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo”, afirmou o ex-presidente em vídeo de lançamento que pode ser visto na página.


Até às 17h de hoje, a página já contava com mais de 76 mil “curtir”. Segundo o instituto que cuida das atividades do ex-presidente, o alto número de pessoas se deve à migração do perfil não-oficial criado anteriormente por iniciativa de fãs do ex-presidente.

Lula apresenta sua página no Facebook #lulanoface


     
População reclama da falta de água em cidade do interior do Ceará
Moradores de Sobral dizem que abastecimento de água é 'incerto'. Quando há água, segundo moradores, é imprópria para o consumo.

Moradores de distritos e da zona Rural de Sobral, no interior do Ceará, reclamam da falta de água encanada nas casas. Segundo a população de Jordão, a 12 quilômetros do centro urbano, o abastecimento de água na localidade é "incerto" e ocorre normalmente em dias alternados.
Ainda segundo a reclamação dos moradores, quando há água, é imprópria para o consumo. Sem água adequada, a população de Jordão diz que tem que comprar água para beber e cozinhar. "Eu pelo menos não tenho coragem de beber essa água não", diz a moradora Joana Almeida.
A água é captada em poços abastecidos pelo município em todas as comunidades da Serra da Meruoca. Em Rosário, outro distrito de Sobral, os moradores também reclamam da água poluída. "Quem tem condições compra garrafão, e quem não tem vive com essa situação de água como muitas fossas próximas ao nosso poço. É isso que está causando a poluição das águas", reclama o professor Daniel Coelho.
A Secretaria de Infraestrutura de Sobral informou que desconhece o problema e afirmou que vai verificar a situação no local para saber se é preciso tomar alguma providência até a próxima semana.
Uma alternativa para os moradores sem água encanada de qualidade são os poços particulares, cujos proprietários vendem a água. Com a demanda crescente, os donos de poços agora temem que água acabe e estão reduzindo o número de compradores. "De tanta gente comprar, se continuar a assim acaba", diz um proprietário de poço que venda água para moradores da região.

Mais de 20 mil pessoas estão recebendo água por meio de carros-pipas em Quixadá

Exército reinicia nova etapa da operação pipa em Quixadá e agricultores ficam contestes.
A ação teve reinício com 35 caminhões pipas, estes retornaram o abastecimento de água nas comunidades rurais da Terra dos Monólitos. No intervalo que a ação esteve paralisada, desde a primeira semana de abril, a Prefeitura garantiu o abastecimento das comunidades, contratando com recursos próprios carros pipas, investimento na ordem de R$ 82.505,20 (oitenta e dois mil quinhentos e cinco reais e vinte centavos).
A operação realizada pelo Exército Brasileiro atende atualmente 20.201 pessoas na zona rural de Quixadá. Porém, em entrevista o secretário de Agricultura de Quixadá disse que ainda a necessidade de ampliar a ação, “Nosso corpo técnico da Secretaria está preparado para atender as demandas vindas do homem do campo, que não são poucas. Relacionado ao abastecimento dos caminhões pipas, nossa meta é ampliar ainda mais o número de beneficiados, o que já estamos trabalhando junto à coordenação da operação”, ressaltou.
A água retirada para o abastecimento das comunidades vem de dois grandes reservatórios (açudes) localizados nas comunidades de Marias Pretas (Distrito de Juá) e Assentamento Boa Vista (Distrito de São João dos Queiroz).
Além da operação pipa, outras iniciativas amenizam os efeitos da estiagem em Quixadá. A Prefeitura de Quixadá, por meio do Departamento de Administração de Bens e Serviços Públicos (DEMASP), mantém abastecimento regular de água na sede dos Distritos de Califórnia, Juá I e II, São Bernardo, São João dos Queiroz, Dom Mauricio e Custódio. Já a sede do Distrito de Juatama recebe o abastecimento por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). Mais de mil famílias recebem água por meio do Projeto São José, do Governo do Estado do Ceará.
Assessoria de Comunicação.
 

Fotos  Valmir

Polícia encontra mais drogas e celulares dentro da Cadeia Pública de Quixeramobim

Os policiais também efetuaram uma busca nos arredores da cadeia.
A quarta vistoria somente este mês já retirou mais de 20 celulares mais da cadeia pública de Quixeramobim, Sertão Central cearense. A última mais uma vez a polícia conseguiu apreender vários objetos de uso proibido dentro da unidade.
Segundo as informações, a vistoria aconteceu após a guarnição de serviço ouvir uma pancada no teto da cadeia pública e ao subir até a guarita no alto da muralha avistar uma sacola. Dentro da mesma foi encontrado uma faca e um litro de bebida alcoólica em uma embalagem pet. Em virtude desta descoberta por parte dos policiais, foi efetuada uma vistoria nas dependências da cadeia e no pátio interno onde foram encontrados enterrados, dois celulares, dois carregadores de celular, quatro baterias para celular e uma arma de fabricação caseira. Os policiais também conseguiram localizar 75 gramas de maconha prensada.  Toda a vistoria foi comandada pelo Tenente Coronel Calixto, comandante da CIA Provisória.
Os policiais também efetuaram uma busca nos arredores da cadeia, para tentar localizar a pessoa que tinha jogado os primeiros objetos, mas não localizaram o mesmo. Todo material encontrado foi entregue ao agente penitenciário responsável pela cadeia para ser encaminhado à Secretaria de Justiça do Estado.

Durante a tarde a polícia realizou a apreensão de paredão de som na localidade de Cupim, aproximadamente 5 km da sede do município. Segundo a polícia o mesmo estava ligado em alto volume perturbando o sossego dos moradores daquela localidade. O paredão de som montado no reboque de placa OCL 8106, era puxado pelo veículo Ford KA de placas NVD 5245, foram apreendidos e entregues na Delegacia Municipal de Polícia Civil de Quixeramobim para adoção das medidas cabíveis.

Mais Informações:Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim

Rua Dr. Miguel Pinto, 100
(88) 3441-0302

Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim
O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.



Canoa Quebrada - Ceará   

Canoa Quebrada: Todos que pretendem ir ao estado do Ceará certamente já ouviram sobre Canoa Quebrada e que está praia, situada no município de Icajá deve fazer parte do roteiro. Pois bem! Quem disse isso está coberto de razão. Canoa Quebrada é uma das praias mais famosas do Ceará e está a aproximadamente 170 km de Fortaleza.
Canoa Quebrada foi uma aldeia de pescadores até cerca de trinta anos atras. Com o movimento hippie, muitos deles se encantaram com a beleza do lugar e ali permaneceram. Com o fim do movimento a cidade foi tomada por estrangeiros que começaram a se dedicar ao turisto do local.
Em Canoa, sugiro que alugue um buggy e que percorra pelas praias, desça em grandes dunas e ainda conheça lugares como o Oásis e ainda pratique tiroleza. Magnífico!

Fotos  Vamlir

Canoa Quebrada - Ceará

Canoa Quebrada - Ceará

Canoa Quebrada: Todos que pretendem ir ao estado do Ceará certamente já ouviram sobre Canoa Quebrada e que está praia, situada no município de Icajá deve fazer parte do roteiro. Pois bem! Quem disse isso está coberto de razão. Canoa Quebrada é uma das praias mais famosas do Ceará e está a aproximadamente 170 km de Fortaleza.
Canoa Quebrada foi uma aldeia de pescadores até cerca de trinta anos atras. Com o movimento hippie, muitos deles se encantaram com a beleza do lugar e ali permaneceram. Com o fim do movimento a cidade foi tomada por estrangeiros que começaram a se dedicar ao turisto do local.
Em Canoa, sugiro que alugue um buggy e que percorra pelas praias, desça em grandes dunas e ainda conheça lugares como o Oásis e ainda pratique tiroleza. Magnífico!


HOMENAGENS MARCAM COMEMORAÇÃO DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA




A Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, de Quixeramobim, realizou nesta quinta-feira, 17, a comemoração de seu primeiro aniversário.

   Durante as comemorações, várias pessoas entre autoridades do município e profissionais que contribuíram durante este primeiro ano com projetos e serviços elaborado pela escola, foram homenageadas com a comenda Dr. José Alves da Silveira. Na lista constava o Prefeito Municipal de Quixeramobim Edmilson Correia de Vasconcelos Junior,  Carlos Roberto Mota Almeida, (Presidente da Câmara Municipal de Quixeramobim), Antonio Helder Bezerra (médico do PSF- ADS 12), Joyce Costa  Gomes de Santana (Coordenadora da 12ª CREDE), Sérgio Ermel (Diretor Presidente da  Calçados ANIGER NORDESTE LTDA),  Maria do  Socorro Pinheiro  Coutinho (Secretária Municipal de Educação do Município de Quixeramobim), Sérgio Eduardo Holanda Machado (Diretor do Sistema Maior de Comunicação),Lídia Raquel Oliveira Paiva (Psicóloga do NASF), Cristiane Pinto Santos Dumont( Assessora técnica da CODEA – SEDUC- CE) e o Professor de inglês Walterlan Gadelha de Brito. A honraria faz parte das ações de aniversário da Escola.


  As comemorações também serviram para a escola mostrar para a sociedade projetos desenvolvidos pelos alunos que vem tendo destaque em todo o estado. Um desfile apresentou para o público a coleção de bolsas ecológicas do Projeto Isolamento Térmico desenvolvido pelos alunos do curso de Edificações. Durante o almoço servido a todos os convidados e alunos, um Programa de radio especial com a presença do  sanfoneiro Luis Gonzaga dos Santos, o Nônô, um dos mais tradicionais do município, animou o momento da refeição onde ao som de muita sanfona foi feito uma grande homenagem ao centenário de Luis Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião. As comemorações foram encerradas somente à noite com uma missa em ação de graças na igreja Matriz com a presença de pais, alunos, educadores e comunidade.

POR FERNANDO IVO
FOTOS: osertaoenoticia.com



Adicionar legenda