domingo, 6 de maio de 2012

Senador Pompeu terá exposição Flagelados da Barragem


 
Foi inspirada no fato histórico ocorrido em Senador Pompeu, no ano de 1932.
O lançamento da exposição de esculturas Flagelados da Barragem acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio de 2012, no Liceu de Senador Pompeu-CE. O trabalho foi contemplado pelo VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT. Apresenta esculturas em madeira, dos artistas Máximo Ferreira e Vamirez Argemiro, sobre o campo de concentração de flagelados da seca, ocorrido em Senador Pompeu em 1932.
O campo de concentração de 1932 em esculturas 
A exposição de esculturas flagelados da barragem foi inspirada no fato histórico ocorrido em Senador Pompeu, no ano de 1932, onde milhares de flagelados da seca foram confinados em uma espécie de campo de concentração. Devido às péssimas condições de higiene e alimentos de má qualidade uma doença atacou as pessoas que estavam no campo de concentração e ceifou milhares de vidas de sertanejos sofridos. Eram gritos de lamentos e dor, dia e noite. Ninguém podia sair do campo de concentração, por ordem do governo da época, para que os flagelados não invadissem a capital Fortaleza. O local onde foi instalado o campo de concentração era um antigo canteiro de obras que fora edificado pelos ingleses na década de 20 do século passado, para servirem de apoio na construção da Barragem do Patu, que teve suas obras paralisadas no ano de 1923. Um lugar estratégico, no centro do Ceará, com uma ramificação da ferrovia que ligava Fortaleza ao sul do Estado e distante 3 km da sede do município de Senador Pompeu. Hoje o local é considerado sagrado. Pessoas da comunidade fazem promessas e dizem alcançar graças por intermédio das almas da barragem que tanto sofreram em vida. Há até uma peregrinarão todos os anos para o campo santo em homenagem às almas da barragem, a caminhada da seca.
Conhecedores dessa história, os escultores Vamirez e Máximo, pertencentes à Oficina de Artes Padre Albino Donatti, resolveram, criar e estruturar uma exposição de esculturas em madeira com temática flagelados barragem. Mais que uma exposição de esculturas, é um olhar dos artistas, suas impressões de um fato que marcou a história de Senado Pompeu e do Ceará. Partindo do imaginário popular, da crença nas almas da barragem e do fato em si, a idéia de se montar uma exposição de esculturas em madeira visando mostrar os horrores do campo de concentração de 1932.  Um mergulhar no fato histórico, no mito das santas almas sofridas da barragem, um misto do regional com o surreal dando formas as esculturas que levem a questionamentos, para que fato não fique esquecido, mas que venha ser lembrado para que o que já houve naquele local nuca mais venha acontecer.
Oficina de artes padre Albino Donatti 
Com uma trajetória de 27 anos, a Oficina de Artes Padre Albino Donatti, tem fundamental importância para as artes plásticas em Senador Pompeu. Nasceu do ideal do Padre Italiano Albino Donatti que tinha a intenção de transformar a vida de jovens de Senador Pompeu proporcionando a eles uma profissão. E encontrou na arte um caminho para a concretização do seu ideal. Assim criou a escola de arte, em principio denomina Cirilo Dell’Antonio que capacitou mais de 20 jovens nas áreas de escultura em madeira, desenho e pintura.
Hoje denominada Oficina de Artes Padre Albino Donatti, em homenagem ao seu fundador é tocada por dois de seus veteranos alunos Vamirez Argemiro e Maximo Ferreira. Dois escultores que sobrevivem de arte em meio ao sertão semiárido, principalmente arte sacra.
Mas, os dois artistas não se limitam apenas a fazer obras por encomenda, que é o que os mantém economicamente. Também criam, participam de exposições, de concursos e já ganharam prêmios e homenagens pelo trabalho.
Através do VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes da Secretária da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, apresentam mais um trabalho que vai marcar a história da arte de Senador Pompeu, pois o campo de concentração já foi tema para roteiro de cinema, exposição de fotografias, livros, poemas, pinturas e agora  uma exposição de esculturas. Extraída da história, do imaginário do povo, de sua criatividade artística, obras de arte que retratam um fato histórico marcante na história do Ceará, ao tempo em que as imagens proporcionam aos espectadores flexões sobre o fato histórico, a forma como aconteceu e como se podem evitar erros semelhantes.
É um trabalho artístico de grande importância para a comunidade de Senador Pompeu e para as artes visuais do Ceará.
O patrimônio que inspira arte
A arte, ao lado da religiosidade tem sido um importante mecanismo de divulgação do fato histórico Campo de Concentração de flagelados da seca de 1932, um elo entre a memória e a comunidade. Teatro, dança, música, literatura, audiovisual, artes plásticas, fotografia.
Desde os anos 90, quando da existência da Equipe Cultural 1922, que o foto histórico e a luta pela preservação vieram à tona, a história passou a chamar a atenção dos artistas locais. A história  do Campo de Concentração, os Casarões da Barragem, a Caminhada da Seca, a Religiosidade Popular, a serra do Patu e a própria barragem são elementos inspiradores dos artistas locais.
Dada à importância do tema, a relação com a história local e a questão da identidade cultural a história do entorno dos casarões da barragem tem sido inspiradora para os artistas. E arte tem sido um importante mecanismo, no processo de divulgação, valorização e de construção da identidade cultural do município. O olhar crítico do artista, a sensibilidade que transforma o fato trágico em obras de pura beleza.
É o artista com sua criatividade, com o olhar além, que vem contribuindo para o resgate da história e para difusão, impulsionando o movimento pela preservação. A arte tem sido muito importante no sentindo de criar um vínculo entre a comunidade e o patrimônio cultural.
Flagelados da barragem
É o artista dando forma à madeira, em sincronia com a tragédia. A concentração de traços, curvas surreais, representando a concentração de flagelados do ano de 1932 em Senador Pompeu-CE. O sofrimento e a dor de milhares de sertanejos transpostos para a madeira, o grito do corpo, as lágrimas riscadas num retrato crítico e provocante.
flagelados da barragem, enquanto obra de arte é o grito dos flagelados, da imagem da tragédia que vaga sertão a fora. Do lamento do retirante, que de si, foi tirada a dignidade, restando-lhe a fome, a doença e a morte.
É o choro da imagem e a dor do movimento se transformando no grito da esperança. As curvas na madeira, a suavidade das sombras, desenhados em consonância com a paisagem, os galhos, as pedras, os casarões, a serra do Patu, a caminhada da seca, o cemitério da barragem, as águas da barragem, a natureza do sertão, que são setas de um novo mundo, de uma nova direção.
Serviços:Dias 10, 11 e 12 de maio de 2012
De 08:00h às 11:00h
De 14:00h às 17:00h
De 19:00 às 21:00h
LICEU de Senador Pompeu
Informações:         
(88) 99131672                                                             
Antonio  e  Valmir    Fotos  Valmir

(

Prefeitura de Senador Pompeu passa a ser obrigada a pagar o salário mínimo

O salário mínimo está fixado em lei, nacionalmente unificado, como a remuneração mínima.
Servidores de Senador Pompeu têm vitória judicial contra Prefeitura para o pagamento do salário mínimo para trabalhadores auxiliares administrativos e profissionais de serviço gerais. O Ministério Público ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar para obrigar o município a complementar os valores dos salários dos servidores públicos ao valor do atual salário mínimo, atendendo à Lei Federal.

Entenda
O salário mínimo está fixado em lei, nacionalmente unificado, como a remuneração mínima, entendida como capaz de atender as necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

Assessoria de Comunicação - FETAMCE.

Gabriel  e  PC   Fotos  Valmir

Homem é assassinado com 40 perfurações no município de Quixadá

Os dados da violência têm aumentado em todo o Sertão Central cearense.
Sexta, sábado e domingo, mais um fim de semana violento no município de Quixadá, no Sertão Central cearense, três homens foram assassinados de forma cruel, mas a última chama a atenção pela frieza, quando populares encontraram um homem morto com 40 perfurações, o crime mostra o lado irracional do ser humano que consegue efetuar tantas lesões em uma pessoa.
O cadáver de um homem jogado em um matagal, cerca de 50m de um motel, que fica na CE-265, há 04 km da sede de Quixadá, chamou a atenção de quem passava pelo local, sendo que a Polícia Militar compareceu ao local, juntamente com o rabecão do IML de Quixeramobim e o perito Neto Cabral para realizarem os procedimentos necessários para o inicio das investigações.
A vítima trata-se de um homem de aproximadamente 30 anos, calvo, pele clara, salienta-se que o homem não havia nenhum documento, bem como, não foi reconhecido por ninguém no local. A vítima apresentava 25 perfurações no tórax e 15 perfurações no pescoço, segundo o perito, aparentemente por um objeto semelhante a uma chave de fenda.
A produção do portal Revista Central entrou em contato com o IML de Quixeramobim, sendo que até o momento a vítima foi identificada apenas pelo nome de André, porém, sem mais detalhes.
Comente essa matéria e seja nosso seguidor no facebook.
Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Quartel da Polícia MilitarRua Tenente Cravo - Campo Velho
3445-1042  / 190


                                      

ƒáƒàzιιηнα ƒιιєℓ вмχ

                        Fotos  Valmir  Quixeramobim