segunda-feira, 19 de março de 2012




Ricardo Teixeira renuncia ao cargo de membro do Comitê Executivo da Fifa

Dirigente brasileiro anuncia nova decisão em carta dirigida na tarde desta segunda-feira ao presidente da Conmebol, Nicolás Leoz

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção, Paraguai
Ricardo Teixeira durante entrevista (Foto: Arquivo / Ag. O Globo) Teixeira deixa o cargo de membro do Comitê
Executivo da Fifa (Foto: Arquivo / Ag. O Globo)
Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa de 2014 (COL), renunciou nesta segunda-feira de forma "irrevogável" ao cargo de membro do Comitê Executivo da Fifa, indicado pela Conmebol. O dirigente anunciou sua nova decisão em carta dirigida ao próprio presidente da Conmebol, Nicolás Leoz.
Segundo o site da entidade sulamericana, que ficará encarregada de informar para a Fifa, Ricardo Teixeira alegou motivos particulares para deixar o cargo que ocupava desde 1994. Ele ainda agradeceu ao presidente, aos membros do Comitê Executivo e aos presidentes das federações nacionais pelo apoio e colaboração.

Presidente da CBF desde 1989, Ricardo Teixeira também renunciou ao cargo no último dia 12 por meio de uma carta lida por José Maria Marin, que era o vice-presidente mais velho da entidade (79 anos) e passou a ser o mandatário (assim como no Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014).

Confira a carta enviada para o presidente da Conmebol:

Ricardo Teixeira documento (Foto: Reprodução)


                                                                  FOTO  VALMIR

Tubarão com cerca de 150 kg é pescado no litoral de São Paulo

Captura ocorreu em praia de Mongaguá, no litoral sul.
Animal foi pescado nesta segunda (19) a quase dois quilômetros da orla.

Do G1 SP

dd (Foto: Jonas de Morais/Futura Press)Um tubarão de cerca de 150 kg e 2 metros de comprimento foi pescado por volta das 14h desta segunda-feira (19) em Mongaguá, no litoral sul de São Paulo. Conhecido como tubarão cinza ou mangona, ele foi capturado a quase dois quilômetros da faixa de areia, segundo a Prefeitura da cidade. O pescador Linércio Arena diz que saiu como todos os dias pela manhã e, durante a pesca, o tubarão se enroscou na rede, que tem 800 metros de comprimento por 12 metros de altura. Ele conta que o animal, já morto, foi levado para uma peixaria (Foto: Jonas de Morais/Futura Press)
tópicos:
                                           FOTO  VALMIR

19 DE MARÇO, DIA DE SÃO JOSÉ – O CHEFE DA SAGRADA FAMÍLIA!


O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.
Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".
Apesar de ter grande importância dentro da Igreja Católica, o nome de São José não é muito citado dentro das fontes bibliográficas da Igreja, sendo apenas mencionado nos Evangelhos de S. Lucas e S. Mateus.
Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galiléia e comprometido com Maria. Segundo a tradição popular, a mão de Maria era aspirada por muitos pretendentes, porém, foi a José que ela foi concedida.
Quando Maria recebeu a anunciação do anjo Gabriel de que daria à luz ao Menino Jesus, José ficou bastante confuso porque apesar de não ter tomado parte na gravidez, confiava na fidelidade dela. Resolveu, então, terminar o noivado e deixá-la secretamente, sem comentar nada com ninguém. Porém, em um sonho, um anjo lhe apareceu e contou que o Menino era Filho de Deus e que ele deveria manter o casamento.
José esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém.
Quando Jesus tinha dois anos, José foi novamente avisado por um anjo que deveria fugir de Belém para o Egito, porque todas as crianças do sexo masculino estavam sendo exterminadas, por ordem de Herodes.
José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até que um anjo avisasse da morte de Herodes.
Temendo um sucessor do tirano, José levou a familia para Nazaré, uma cidade da Galiléia.
Outro momento da vida de Cristo em que José aparece na condição de Seu guardião foi na celebração da Páscoa Judaica, em Jerusalém, quando Jesus tina 12 anos.
Em companhia de muitos de seus vizinhos, José e Maria voltavam para a Galiléia com a certeza de que Jesus estava no meio do grupo.
Ao chegar a noite e não terem notícias de seu filho, regressaram para Jerusalém em uma busca que durou 3 dias.
Para a surpresa do casal, Jesus foi encontrado no templo em meio aos doutores da lei mais eruditos, explicando coisas que o deixavam admirados.
Apesar da grande importância de José na vida de Jesus Cristo não há referências da data de sua morte.
Acredita-se que José tenha morrido antes da crucificação de Cristo, quando este tinha 30 anos.

Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.
                                           FOTO   VALMIR  

Estúdio divulga imagens de 'Sparkle', o último filme de Whitney Houston

Cantora gravou 'Eyes on the sparrow' e 'Celebrate' para trilha sonora.
Longa estrelado por Jordin Sparks estreia no dia 7 de dezembro no Brasil.

Do G1, em São Paulo
1 comentário
Foram divulgadas imagens de "Sparkle", último filme de Whitney Houston. Ele tem lançamento previsto para agosto nos Estados Unidos e chega às salas brasileiras no dia 7 de dezembro, informou a assessoria da Sony Pictures no Brasil. De acordo com o site iMDb, o longa foi filmado entre 10 de outubro e 18 de novembro de 2011.
A cantora, que morreu em fevereiro, canta as músicas "Eyes on the sparrow" e "Celebrate" para a trilha sonora. O elenco tem Jordin Sparks, Derek Luke, Mike Epps, Carmen Ejogo, Tika Sumpter e Cee Lo Green. O filme narra a história de Sparkle (Sparks) na luta para se tornar uma estrela enquanto passa por problemas na família. Houston interpreta a mãe da protagonista.
Derek Luke interpreta Stix e Jordin Sparks é Sparkle; Carmen Ejogo, Tika Sumpter e Jordin Sparks interpretam trio pop de cantoras (Foto: Divulgação)Derek Luke interpreta Stix e Jordin Sparks é Sparkle; Carmen Ejogo, Tika Sumpter e Jordin Sparks interpretam trio pop de cantoras (Foto: Divulgação)
Jordin Sparks e Whitney Houston, em cena de "Sparkle" (Foto: Divulgação)
Carmen Ejogo, Tika Sumpter e Jordin Sparks (Foto: Divulgação)Carmen Ejogo, Tika Sumpter e Jordin Sparks (Foto: Divulgação)
Jordin Sparks e Whitney Houston, em cena de "Sparkle" (Foto: Divulgação)
veja também
                                            FOTO  VALMIR

Aventureiro anda em corda bamba a 61 metros de altura sobre Mônaco

Mich Kemeter, 23 anos, usou corda com menos de 3 cm de espessura.
'Usei uma corda de segurança, a segurança está em primeiro lugar', disse

Um aventureiro austríaco realizou sobre o principado de Mônaco um desafio de corda bamba impressionante. Mich Kemeter, de 23 anos, fez um trajeto de ida e volta pelos 50 metros de corda com espessura de menos de 3 centímetros, e isso a uma altura de 61 metros.

"Fiz o trajeto sem cair. Eu usei uma corda de segurança, a segurança está em primeiro lugar. Mas mesmo com a corda podendo salvar minha vida caso eu caísse, ainda assim eu poderia me machucar seriamente - então eu sempre tomo bastante cuidado", contou Mich sobre a aventura, realizada no mês passado. A informação é do site do aventureiro, que já é experiente em desafios de corda bamba - apesar da idade.
"Eu sei exatamente o que posso fazer, conheço os limites do meu cansaço mental e sempre tento achar novas maneiras de manter a calma", acrescenta.
Mich Kemeter, de 23 anos, atravessa os 50 metros de uma corda bamba com o principado de Mônaco ao fundo (Foto: Caters News) 
Do G1, com Caters News
.

                                                       FOTO  VALMIR

PROJETO ESPECIFICA ITENS DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIOS PARA MOTOCICLISTAS             

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3206/12, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que inclui capacete, jaqueta, calça comprida, botas e luvas entre os itens obrigatórios para motociclistas. A proposta acrescenta a medida ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), na parte que trata dos equipamentos obrigatórios dos veículos.

Segundo o projeto, a exigência será obrigatória a partir do sexto mês após a definição das especificações técnicas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Onofre Santo Agostini argumenta que a adoção dos equipamentos listados poderá diminuir a gravidade dos ferimentos decorrentes de acidentes com motos no País e também evitar mortes, ao impedir ou minimizar queimaduras, lesões e fraturas.

Mortalidade

Dados do Caderno Suplementar “Acidentes de Trânsito”, do Mapa da Violência 2011, divulgado pelo Instituto Sangari com base nas estatísticas do Ministério da Saúde, mostram que, de 1998 a 2008, a mortalidade de motociclistas aumentou 754%, ou o dobro do crescimento da frota de motos.

O deputado ressalta que o crescimento médio anual da frota ao longo da década foi 16,7% para motos e 6,5% para automóveis. A taxa média de óbito dos motociclistas foi de 92,3 óbitos a cada 100 mil motos. No caso dos automóveis, a frota aumentou 88% e as vítimas de acidentes 57%. A taxa média foi de 38 mortes para cada 100 mil automóveis.

Em 2010, a frota de motocicletas foi estimada em 16,5 milhões de unidades, o equivalente a 25,5% dos veículos motorizados.

Custos

“O impacto de um motociclista acidentado para os cofres públicos é alto, principalmente devido à natureza dos ferimentos, já que a motocicleta oferece pouca ou nenhuma barreira que amorteça o corpo da pessoa”, diz Agostini. “Da perspectiva social, estudos mostram que as vítimas desse tipo de acidente são predominantemente jovens, refletindo em incremento dos números que ceifam o potencial social e de trabalho dos jovens brasileiros.”

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que um paciente vítima de acidente de moto custa, em média, R$ 152 mil aos cofres públicos, só na rede hospitalar. O custo social de cada paciente é de aproximadamente R$ 952 mil, pois envolve atendimento pré-hospitalar, hospital, licença e aposentadoria, entre outros.

Já os itens sugeridos como obrigatórios têm preço total estimado em R$ 650.

Tramitação

O projeto está apensado ao PL 1171/11, que tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:

Íntegra da Proposta:

PL-3206/2012




                                             FOTO   VALMIR

QUIXADÁ > Adolescentes assaltam e estupram viúva de 60 anos


Pistola abandonada pelos assaltantes (Brinquedo)
Quixadá > Dois adolescentes, um deles com 17 e o outro com 13 anos de idade, estão sendo procurados pela Polícia de Quixadá. Na madrugada desta segunda-feira, 19, por volta das 3 horas, eles assaltaram uma aposentada de 60 anos. Além de roubarem dinheiro e perfumes ainda estupraram a vítima. Ela é viúva e mora sozinha numa pequena propriedade, na localidade Barra do Custódio, na zona rural de Quixadá, há pouco mais de 20km do Centro da cidade.
Enquanto o mais novo vasculhava a casa a procura de objetos de valor, o assaltante mais velho obrigava a vítima a ir até o banheiro, onde a violentou sexualmente. O menor de 13 anos é irmão de Adailton Sousa, da Silva, 19 anos, vulgo “Daltinho”, o qual confessou para a Polícia, participação no assassinato do pastor evangélico Marcos Antônio de Souza Sobral, 46 anos, no fim de fevereiro passado, em Fortaleza, quando foi preso dias após o crime. Veja mais clicando aqui > Monstro de Quixadá foi preso.
Ainda conforme a equipe de investigação coordenada pelo delegado Marcos Sandro de Lima, os dois menores roubaram uma motocicleta Honda Fan 150 de cor preta, pertencente a aposentada. Mas a dupla acabou se deparando com uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) do 11º Batalhão Policial Militar, abandoando a motocicleta na estrada e se embrenhando no matagal. Um deles ainda abandonou uma das armas de fogo usadas no roubo. Era uma pistola, de brinquedo.
Entretanto a Polícia acredita que os menores delinquentes possuem pelo menos uma arma de verdade. Enquanto fugiam foram ouvidos alguns disparos, quando eles adentravam no mato. Também largaram no caminho as blusas que vestiam quando praticaram o assalto, uma delas amarela e a outra azul escura. Mesmo assim ambos já haviam sido reconhecidos pela aposentada. São filhos de vizinhos próximos. Há ainda a possibilidade de ter um terceiro assaltante.
Tags: , , , , , , , ,
                                                        FOTO  VALMIR

Estrada Quixeramobim/Madalena, uma conquista que precisa ser bem utilizada


 construção de uma estrada de boa qualidade ligando o s mun icípios de Quixeramobim a Madalena foi um sonho acalentado ao longo de muitas décadas, e que só está se tornando realidade graças ao atual governo do estado, tendo a frente o governador Cid Gomes.

A obra encontra-se atualmente em fase de conclusão, além de bem construída sob o aspecto da infraestrutura, está sendo muito bem sinalizada na parte vertical e horizontal.

Porém, é necessário que os condutores de veículos automotores (automóveis e motocicletas), e até mesmo os pedestres tenham a devida noção e as precauções, do que é trafegar numa via com pavimentação asfáltica, algo novo para maioria dos que utilizam o trecho.

Alguns acidentes já estão sendo registrados na via, e com vítimas fatais, a exemplo do que ocorreu neste domingo 18, numa curva acentuada, próximo a Fazenda Transval em Quixeramobim, quando um jovem de 25 anos pilotando uma motocicleta veio a perder a vida.

Os cuidados precisam ser redobrados e os excessos de velocidade devem ser evitados, tendo em vista serem estes, os maiores responsáveis pelos acidentes.

Temos sempre alertado no rádio e neste blog para o correto uso desta importante via, em recente participação no programa Panorama Geral, na Rádio Campo Maior AM 840, o superintendente adjunto do DER, engenheiro César Barreto, alertava para as precauções que os condutores de veículos deveriam ter ao trafegar na CE 166/265, alertando principalmente para os riscos causados pelo excesso de velocidade e pela ingestão de bebidas alcoólicas.

Um fato que precisa ser coibido pelas autoridades responsáveis pelo transito no Ceará, é o tráfego de carretas bitréns com excesso de peso na CE 166/265, que continua acontecendo, e que até o momento a fiscalização não foi capaz de coibir.

                                                FOTO VALMIR

Polêmica em Canindé: Homem vivo é tido como ´morto´

Um engano durante o reconhecimento de um corpo achado na BR-020 causa sérios transtornos na vida de um homem.

Um engano no reconhecimento de um corpo está causando polêmica neste Município (126Km de Fortaleza). O ´galego´ (vendedor autônomo) Antônio Rodrigues Mathias, 44, "apareceu" vivo em casa depois que sua ex-mulher tinha reconhecido um corpo no Instituto Médico Legal como sendo de ´Zico´, como o ex-marido dela ficou conhecido nesta cidade.

A confusão começou depois que um corpo foi achado crivado de bala na saída de Maranguape, bem próximo da BR-020. No IML, ele foi identificado com sendo de Antônio Rodrigues, nascido no dia 13 de junho de 1968.

Engano

"Ao ver o corpo no IML, minha ex-mulher (Lurdirene dos Santos Freitas) achou que era eu e autorizou a liberação para sepultamento", diz o ´galego´.

A liberação do corpo aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2009, sob registro de número 397, assinado por Lurdirene do setor de necropsia do Instituto Médico Legal, numa declaração de óbito. A guia de sepultamento de Antônio Rodrigues Mathias, residente na Rua Josias Gondim, número 1253, aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2009, por volta de 9 horas.

De acordo com o documento, ele havia falecido no dia 13 de fevereiro de 2009 e foi sepultado ao meio-dia, pelo coveiro José Vieira da Silva Filho, na quadra 79, sepultura 1.953, do Cemitério São Miguel de propriedade da Paróquia de São Francisco das Chagas. Pela guia, a família pagou R$ 20,00.

Foi feito o velório com direito a despedida de amigos e familiares e depois o sepultamento. A confusão tomou conta da família quando a filha de Antônio Rodrigues recebeu um telefonema do pai, onde ele perguntava se sua mãe havia providenciado uma quantia de R$ 150,00 para seus irmãos. A verdade só veio à tona quando o ´galego´ chegou em casa no dia 16 de fevereiro de 2009 às 16 horas. Ele disse na ocasião que tinha ido à cidade de Tejuçuoca trabalhar. Agora a luta é para saber quem foi enterrado em seu lugar.

Passados três anos, o ´galego´ quer provar que está vivo e precisa recomeçar a sua vida. O médico legista identificado como doutor Sarto, do Instituto Médico Legal, disse à Reportagem, por telefone, que a exumação do corpo que se encontra enterrado em Canindé só poderá acontecer após o pedido feito pela Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade, ser aceito pela Justiça.

"Após esse procedimento, aí sim, iremos começar a preparar o processo de exumação", disse. Já a delegada Regional de Polícia Civil de Canindé, Cláudia Oliveira Guia, disse não conhecer a história do ´galego´, porque na época não era a delegada de Canindé, mas que está disposta a ouvir a história do homem que tenta provar que está vivo.

Anular

O procurador do Município de Canindé, Júnior Portela Leal, informa que, o primeiro passo para solucionar o caso será pedir à Justiça a anulação da certidão de óbito e, em seguida, uma indenização por danos morais e pelos constrangimentos que Antonio Rodrigues tem passado.


"Queremos saber como o corpo foi liberado, se houve exame de necropsia e o que levou o IML ao sepultamento do corpo. Como se deu esta liberação? Foi através de um documento ou apenas, por reconhecimento pessoal?", indagou Leal.

Enquanto não se chega a uma decisão, o ´galego´ vai vivendo uma difícil realidade. Quando alguém o reconhece nas ruas, logo, ele é chamado de morto vivo. "Não tenho mais nada, perdi tudo", desabafou.

(Diário do Nordeste)
                                                                 FOTO   VALMIR   Quixeramobim

Juazeiro Goleia Quixadá no Romeirão pela segundona  

Quixadá tem duas vitórias e uma derrota e assume a segunda colocação no grupo.
O Juazeiro Empreendimentos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Cearense da Segunda divisão ao golear o Quixadá por 4 x 1. O Quixinha tinha vencidos as duas primeiras partidas, mas não conseguiu manter o 100% de aproveitamento.
O Quixadá começou melhor a partida e teve quatro escanteios a seu favor com cinco minutos de jogo, contudo foi o Juazeiro quem abriu o placar com 23 minutos de partida com o atacante Luiz Henrique em cobrança de pênalti. Na primeira tentativa houve invasão e o árbitro mandou que voltasse a cobrança. Na segunda, Paulo Henrique repetiu o mesmo canto e confirmou. Não demorou muito o empate do Quixadá, aos 29 minutos Eduardinho após boa jogada, recebeu na entrada da área e bateu firme no canto esquerdo do goleiro Sheldon e empatou.
Na segunda etapa os dois times voltaram buscando o campo ofensivo, só que o atacante Jeferson do Quixadá reclamou do árbitro Ricardo Lessa e foi expulso. A partir dai o Juazeiro assumiu o comando da partida e Klisman marcou aos 15 minutos o segundo gol do time juazeirense. Darlan que acabara de entrar no lugar de Lulu ampliou aos 24 minutos. Para fechar o placar da partida, Batuta que recebeu um belo passe de calcanhar de Klisman deu números finais aos 46 minutos.

O Juazeiro volta campo na próxima quarta-feira(21) para enfrentar o Boa Viagem no Romeirão. Já o Quixadá receberá na cidade de Horizonte o time do São Benedito.
Classificação Campeonato Cearense 2ª Divisão 2012
                                            FOTO   VALMIR

Briga por água: Duas pessoas sofrem tentativa de homicídio em Pedra Branca

A arma foi apreendida pela Patrulha que esteve no local e entregue a autoridade Policial.
Uma rixa entre duas famílias quase termina em morte neste domingo, 18, no Sítio Açude, zona rural de Pedra Branca. Um homem tentou matar pai e filho a tiros.
Pelas informações colhidas pela equipe do portal Revista Central, a tentativa de homicídio, teve como acusado um homem identificado apenas por Emídio, de 27 anos, que teria tentado matar à tiros de revólver duas pessoas, sendo pai e filho. A polícia realizou diligências in loco, e afirma que a disputa foi motivado pela cobrança de uma conta de água potável, servida aquela comunidade através de adutora. Iniciou-se uma discussão entre o cobrador e devedor, sendo que o acusado foi até sua residência pegou o revólver e retornou ao local do bate-boca e começou a efetuar disparos contra as vítimas, ainda houve luta corporal entre ambos e as vítimas conseguiram tomar a arma de Emídio, encerrando a luta entre ambos.
Emídio fugiu do local e as vítimas foram socorridas ao Hospital de Pedra Branca, O idoso de 67 anos, foi lesionado com um tiro na coxa esquerda, já o seu filho foi baleado com dois tiros, um no tórax e outro no pescoço, sendo transferido para o Hospital de Quixeramobim.
A arma tipo revólver foi apreendida pela Patrulha que esteve no local e entregue a autoridade Policial para os procedimentos legais.
Mais Informações:
Delegacia Civil de Pedra Branca

Rua Antônio Frutuoso Duarte, 185 - Centro
Contatos: (88) 3515-1599
                                   FOTO    VALMIR

PADROEIRO ECOLÓGICO > Comunidade reverencia São José com ações ambientais


Madalena > Hoje é um dia muito especial em São José da Macaoca, uma pequena comunidade rural de Madalena, distante pouco mais de 15K da sede deste município do Sertão Central. O padroeiro do Ceará, São José, também é protetor do lugarejo onde moram mais de 800 famílias. Como fazem todos os anos, neste 19 de março, vão reverenciar mais uma vez o santo protetor. Mas dessa vez a festa vai ser ainda mais especial. Além das orações no período das novenas, eles estão promovendo uma ação ecológica, em parceria com o Conpan, Semace e CCAP Brasil.
De acordo com uma das organizadoras da mobilização comunitária, Célia Maria Leite, o objetivo é desenvolver o Programa Convivência com o Semiárido da Escola de Ensino Fundamental Vicente Patrício de Almeida, e poder participar do Selo Unicef. No sábado, 17, estava programada palestra com técnicos do CONPAM. Ontem, 18, foi a vez da limpeza das margens no rio Cacimbinha, na vila de Macaoca. Hoje, pela manhã a comunidade pretende visitar a nascente do rio. Além de protetor religioso, agora, São José está se transformando em um padroeiro ecológico.

SÃO JOSÉ > Tradicional competição em homenagem ao padroeiro do Ceará é adiad

Quixadá > A tradicional Corrida de São José chegaria a sua 13ª edição na manhã desta segunda-feira, 19, dia dedicado ao padroeiro do Ceará, não fosse um detalhe: a realização dos Jogos Abertos do Interior, neste fim de semana em Quixadá. Surpreendida com a continuidade da competição promovida pela Secretaria do Esporte do Ceará, até este feriado estadual, a Secretaria de Participação Popular Esporte e Juventude de Quixadá decidiu adiar as provas e corrida de rua e de ciclismo realizadas nesta cidade. Uma nova data será marcada.

                                                    FOTO    VALMIR                

FORTALEZA PERDE A INVENCIBILIDADE E O CEARÁ VENCE NA ESTRÉIA DO NOVO TREINADOR


Caiu a invencibilidade do Fortaleza no Campeonato Cearense. Na tarde deste domingo (18), no estádio Domingão, o Tricolor visitou o Horizonte e sucumbiu diante do Galo do Tabuleiro, após o time da casa fazer 1 a 0 ainda no primeiro tempo, com Adriano.
Com a vitória, o Horizonte se mantém na vice-liderança, com 33 pontos conquistados. O Fortaleza também não muda de lugar na tabela. Ainda líder, o Leão soma 41 pontos.
O jogo

O Horizonte não queria conversa e foi partiu para cima do Fortaleza, logo nos minutos iniciais, sempre aproveitando o lado direito do ataque.
Aos 3 minutos, Jhonny bateu forte e levou perigo ao gol defendido por Fábio Lima.
Preso na zona defensiva, o Fortaleza se preocupava apenas em afastar as investidas do Horizonte. Em um dos raros lances de perigo do Tricolor, Cléo cruzou, mas Rômulo, em boa condição, não aproveitou.
Ainda superior, mas sem conseguir finalizar, o Galo do Tabuleiro só voltou a ter uma oportunidade clara de gol aos 34, quando Elanardo cobrou falta e o goleiro Fábio Lima espalmou para a linha de fundo.
Na cobrança do escanteio, no minuto seguinte, João Paulo mandou na cabeça de Vanger, que abriu o placar.
Após ser dominado no primeiro tempo, Nedo Xavier optou por mudar ainda no intervalo. O treinador colocou Jaílson no lugar de Rômulo. Com isso, o Fortaleza passou a ter um maior volume no ataque, contudo, o Tricolor pouco finalizou no gol defendido por Jefferson.
Se o Leão não levava perigo, o mesmo acontecia com o Horizonte, que, com uma criação ruim, raramente passou do meio-campo.
A principal chance de gol no segundo tempo só aconteceu aos 26 minutos, quando Luicas chutou de longe e a bola tirou tinta da trave.
Vendo a oportunidade de empatar, o Fortaleza cresceu na partida e passou a finalizar mais. Aos 39, após cruzamento, Cléo recebeu cruzamento de Marquinho, dominou e chutou forte, mas  Jefferson  fez grande defesa.
O último lance de perigo do Leão também aconteceu com um cruzamento de Marquinho. Dessa vez, Jaílson subiu só, aos 42, cabeceou para o chão, mas a bola passou rente à trave.

   Ceará vence na estréia de PC Gusmão

Começa uma nova fase no Ceará. Ao menos é assim que os torcedores querem acreditar. Na tarde deste domingo (18), no Estádio Presidente Vargas, o Vovô teve a estréia de Paulo César Gusmão no comando técnico do time e venceu o Guarany de Sobral por 3 a 1. A vitória encheu a massa alvinegra de esperança para o restante do Campeonato Cearense.
Com o novo triunfo no PV, o Ceará continua em 3º, com 33 pontos. Mesma pontuação do Horizonte, que venceu o Fortaleza, também nesta tarde, por 1 a 0.
A derrota manteve o Guarany na zona de rebaixamento. O clube de Sobral soma 11 pontos, dois a menos que o Ferroviário, primeiro time fora do Z-3.
O jogo
O Ceará começou arrasador. Logo no primeiro minuto, o zagueiro Thiego quase marcou de cabeça, após a cobrança de escanteio. Aos 3, foi a vez de Eusébio arriscar. Ele chutou e a bola passou tirando tinta da trave.
De tanto pressionar, o Vovô acabou conseguindo abrir o marcador. Aos 14, Juca cruzou na área e Mota de cabeça colocou a bola no fundo da rede.
Sedento pela vitória, o Ceará se manteve no ataque. Aos 33, o meia Everton, driblou três adversários e ampliou o placar.
O Ceará queria mais. Quatro minutos depois, aos 37, Rogerinho, de falta, fez o terceiro.
No segundo tempo, o Vovô, que já tinha aberto uma vantagem confortável, se preocupou apenas em administrar a vitória, desde o primeiro minuto da etapa.
Com isso, o Guarany foi para o ataque e o meia André, após uma bela jogada, deu números finais ao duelo, quando balançou a rede aos 5 minutos, fazendo 3 a 1.
O Guarasol ainda teve dois jogadores expulsos (Cláudio e Daniel).
Com informação do Diário do Nordeste.

                                          FOTO  VALMIR

PLANTÃO POLICIAL: DOMINGO DE FERIADÃO É UM DOS MAIS MOVIMENTADOS DO ANO EM QUIXERAMOBIM




 Prisão por Maria da Penha, Lesão a faca, roubo de moto, ameaça de morte, queda de moto e direção perigosa, movimentaram o plantão policial em Quixeramobim.

O feriadão de São José ainda não terminou e já é considerado um dos mais movimentados do ano no município de Quixeramobim, com destaque para o domingo, 18, onde foi registrado varias ocorrências policiais no município. O final de semana começou com uma grande apreensão de drogas na cidade, como foi divulgado no sábado, 17, neste blog. Durante a madrugada um comercio situado na Rua Adolfo Nogueira, no Bairro Conjunto Esperança, tinha sido arrombado. O proprietário percebeu pela manhã que havia um buraco em um das paredes, sendo levado pelos bandidos 04(quatro pneus) de bicicleta e a quantia de R$ 50,00 reais. 

Neste domingo, 18, a polícia foi bastante acionado devido o registro de varias ocorrências comunicadas através do 190. Por volta das 11h50min, os policiais foram solicitados por uma jovem de 23 anos ao qual informou que o seu marido se encontrava embriagado, espancando a mesma e quebrando tudo dentro de sua residência na Rua 14 de agosto, no centro de Quixeramobim. A vítima e o acusado foram conduzidos para a Delegacia Civil onde o mesmo foi autuado em flagrante na lei Maria da Penha.

Por volta do meio dia, informações passadas para a polícia davam conta de que um homem tinha sido lesionado a faca na localidade da Fazenda Pasta, aproximadamente 30 km da sede do município.  Segundo a polícia, a vítima era o agricultor Antônio Alberto dos Santos, 55 anos. O mesmo informou que se encontrava ingerindo bebida alcoólica  desde cedo naquela localidade, quando o acusado, identificado apenas como Antônio, e a vítima discutiram. Ele foi agredido com uma faca, sendo lesionado com uma perfuração nas costelas do lado esquerdo. A vítima foi atendida no Hospital Regional de Quixeramobim e passa bem, o acusado saiu em rumo ignorado.
 
Outra ocorrência registrada neste domingo foi uma ameaça de morte na localidade de canecão, aproximadamente 7 km da sede do município. Segundo a polícia, dois indivíduos que jogavam sinuca em um bar naquela localidade, entraram em uma discussão por causa do jogo, momento esse em que um deles ameaçou o outro de morte. A viatura policial foi até o local e conduziu a vitima e o acusado para Delegacia civil para medidas cabíveis. Outra ocorrência que chamou atenção foi um furto de uma motocicleta registrada por um pescador de 39 anos, da localidade de Fogareiro. Segundo a polícia o mesmo compareceu a delegacia informando que seu irmão arrombou sua residência quando ele estava fora, e furtou uma moto de sua propriedade da marca Honda CG 125 FAN, de cor vermelha, de placa OCN 2340. Policiais realizaram buscas próximo a área onde o acusado poderia estar mais o mesmo não foi localizado. 

A noite de domingo também continuou movimentada. Por volta de 20h40min, Policiais receberam a informação de que na CE 060 à altura do KM 202, os veículos da marca VW Gol de placas OCG 5122 e HYL 8898 estavam fazendo pega naquele trecho. A viatura 1276 do Ronda do Quarteirão realizou buscas na área e localizaram os veículos à altura do KM 204 daquela CE. Segundo a polícia ao serem abordados os condutores dos veículos apresentavam sinais de embriaguez e passaram a desacatar a composição militar. Os mesmos foram presos e conduzidos até a delegacia civil de Quixeramobim onde foram autuados por direção perigosa, embriaguês ao volante, desacato e resistência.

Após um grave acidente onde deixou uma vítima fatal, outra ocorrência de trânsito foi registrada na CE-060, km 207, localidade de Sossego, distrito Sede Rural de Quixeramobim. O acidente ocorreu por volta de 21h40min, e teve como vítima Eder Evaristo dos Santos, 28 anos. O mesmo conduzia uma motocicleta Honda BROZ, de placa OCP 3566. A vítima sofreu uma queda e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Quixeramobim e em seguida transferido para um dos hospitais de Fortaleza. 

O blog O Sertão é Notícia vem acompanhando todo o plantão policial de Quixeramobim e região neste feriadão, e a qualquer momento estaremos trazendo mais informações aos nossos leitores do que de mais importante estiver acontecendo.
                                                         
Mais Informações:
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
(88) 3441-0302

POR FERNANDO IVO   




LIVRO "LÁ NAS MARINHEIRAS E OUTRAS CRÔNICAS" É LANÇADO EM QUIXERAMOBIM






Aconteceu na noite deste sábado, 17, no auditório da EEEP José Alves da Silveira, o lançamento do livro “Lá nas Marinheiras e Outras Crônicas” do crônista Bruno Paulino.

O evento contou com a participação de familiares, amigos, professores, políticos de toda a região. O livro é a primeira obra de Bruno Paulino que pública aos domingo no Blog O Sertão é Notícia, crônicas da categoria “O Sertão em Prosa”. O autor destacou o icentivo da família e amigos que sempre cobravam um livro onde o mesmo colocasse suas crônicas disponíveis a toda o povo quixeramobinense. O livro pode ser encontrado na Casa do Artesão, localizado na Rua Cônego Aureliano Mota, no centro de Quixeramobim.

A ex-secretária de cultura de Quixeramobim, Terezinha Oliveira, fez a apresentação do livro em um contexto onde mostra a qualidade do conteúdo e sua importância para o município de Quixeramobim.  

 Confira o texto de apresentação do livro realizado por Terezinha Oliveira.

Sou uma leiga na análise literária, porém me arrisco a falar de uma leitura que me foi muito prazerosa: revi lugares e tive encontros com grandes personalidades de épocas diversas. João Paulo explica os sintomas dessa energia criativa e Danilo abre essa “remexida no Tempo”.

Um livro poético que reúne crônicas brotadas de uma fonte abundante: uma mente curiosa e um coração apaixonado e apaixonante de um observador do hoje e comentarista do que não é mais. É admirável ser cronista através da memória transferida e vale dizer que sua família é co-autora desta obra.

Aprendi que nem sempre a embalagem é atrativa para esconder um conteúdo devedor. As cores são da nossa bandeira, a silhueta dos serrotes são nossos horizontes e os desenhos dos sobreviventes do patrimônio material da Vila de Campo Maior de Quixeramobim lembram que a nossa história merece respeito. 

                                                                      POR FERNANDO IVO 
                     FOTOS: osertaoenoticia.com