segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CRUZ PEREGRINA ESTÁ NO CEARÁ - VEJA PROGRAMAÇÃO!

O Brasil vai sediar em 2013, pela 1ª vez, a Jornada Mundial da Juventude, que é uma encontro entre católicos como o papa Bento XVI. Em preparação para este evento, a cruz, um dos símbolos deste encontro e também ícone de Nossa Senhora, já percorre o Ceará. É a “Cruz Peregrina”.
Depois de Juazeiro do Norte, este sábado (25) é a vez dos jovens do município de Crato receberem a cruz da jornada. Aqui no Ceará, será feita uma peregrinação pelas nove dioceses do Estado. O ícone, que foi bento há 28 anos pelo papa João Paulo II, já percorreu os cinco continentes e é cheio de significados para a juventude.
Já neste domingo (26), a cruz peregrina passa por alguns municípios da região Centro-Sul do Ceará.
Confira a programação abaixo:
Chegada dos símbolos da Jornada em Cedro – 24/02
Horário 22h – Vigília
Missa – 25/02
local – Praça da Igreja de São João Batista
Chegada em Icó – 26/02
Caminhada visitando as igrejas e pontos turísticos
Louvor e shows
12h – Missa
Chegada ao Distrito de Lima Campos – 27/02
14h – Passagem
Chegada a Iguatu – 27/02
16h – Chegada: acolhimento em frente ao BNB Clube
17h – Missa na Praça da Matriz
19h – Show na Praça com grupo Shalom God
Segunda-feira – 28/02
05h – Saída para visita ao Presídio; momento celebrativo
06h – Missa no Presídio
14h – Visita dos símbolos ao bairro João Paulo II – Via Sacra
(intervalo: parte social: Fundação Edvane Matias, Senac, Sesc e Lions
Club)
18h – Missa de encerramento n Catedral de São José
20h – Entrega da Cruz para a Diocese de Quixadá.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

Justiça nega habeas corpus para acusado de atirar em policial rodoviário federal

Defesa alegou que o réu tem condições de responder o processo em liberdade.

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou pedido de liberdade a André Araújo Rodrigues, acusado de atirar no policial rodoviário federal Juarez de Sousa Carvalho Júnior, no dia 3 de outubro de 2010, em Fortaleza. A vítima foi atingida por um disparo e ficou paraplégica.

Segundo os autos, o policial estava em uma lanchonete, na companhia de um amigo, quando foi abordado pelo réu e por outros dois homens. Depois de discussão, o grupo começou a agredir as vítimas. Juarez de Sousa recebeu socos e pontapés e acabou baleado nas costas. O colega dele também foi espancado.

Os agressores fugiram do local após o crime. André Araújo Carvalho permaneceu foragido até 17 de novembro do ano passado, sendo localizado em Recife. Por conta da prisão, a defesa ingressou com habeas corpus.

Alegou que o réu tem condições pessoais favoráveis para acompanhar o andamento do processo em liberdade. Sustentou ainda excesso de prazo na formação da culpa.

Ao analisar a matéria, nesta segunda-feira (27/02), a 2ª Câmara Criminal negou o pedido. De acordo com o relator do processo, desembargador João Byron de Figueirêdo Frota, a prisão visa garantir a ordem pública e assegurar a instrução criminal.

“A respeito da vida pregressa do paciente (acusado), consta dos fólios que ele responde a uma ação no Estado da Bahia, sob acusação da prática do crime de furto juntamente com outros quatro réus, sendo incabível, assim, a alegação de que ostente condições subjetivas favoráveis”. O magistrado destacou ainda não haver constrangimento ilegal por excesso de prazo, tendo em vista que o réu estava foragido.
Mais Informações:
Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
Av. General Afonso Albuquerque Lima
Fone: (85) 3207-7000

"Companheiro": Agricultora é assassinada com 25 facadas na zona rural de Quixadá

Casal vivia em clima de guerra e a companheira frequentemente apanhava, mas não denunciava.

A agricultora Francisca Cleene Gomes da Silva, 26 anos, foi morta na manhã desta segunda-feira, 27, na zona rural do município de Quixadá, no Sertão Central cearense. O homicídio aconteceu no distrito de Várzea da Onça.
De acordo com as informações da Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, a mulher foi encontrada morta dentro de sua própria residência. Os policiais encontraram  25 perfurações no corpo da vítima.
Segundo a polícia, o próprio amasiado foi quem cometeu tamanha barbaridade contra a vítima, Leonilson Rodrigues Sabino (foto), 25 anos, é apontado como o autor do crime. Assim que a polícia soube do delito, começou uma perseguição ao elemento e consegui prendê-lo na comunidade de Vila Jordão.
Populares informaram que o casal vivia em clima de guerra, constantemente brigava. Era comum ver a vítima com escoriações de tanto apanhar do elemento. O principal motivo era ciúmes.
Foto: Alex Pimentel.      Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047

HOMEM É LESIONADO A FACA EM QUIXERAMOBIM


Uma confusão por motivos banais terminou com uma vítima lesionada a faca. 

Por volta das 17 horas deste domingo, 26, a polícia foi acionada para a Rua Dom Helio Campos, na cidade de Quixeramobim, onde um homem tinha agredido outro com uma faca. Segundo a polícia a vítima foi agredida após uma discussão banal em um bar e foi identificado como sendo o agricultor Antônio Sinvaldo Galvão de Sousa, 46 anos, que foi atingido com duas perfurações sendo uma na altura do peito esquerdo e uma no braço direito. Policiais Militares conseguiram efetuar a prisão do agricultor Manuel Lobo dos Santos, 60 anos, acusado de ter efetuado a lesão. A vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Quixeramobim em estado grave.

Mais Informações:
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
 (88) 3441-0302

POR FERNANDO IVO


Dois presos fogem da cadeia de Solonópole

Situação da cadeia não é das melhores, também falta policiamento na cidade.
A polícia do Sertão Central cearense está mobilizada na tentativa de recapturar os dois detentos que fugiram da cadeia pública de Solonópole, durante as visitas na manhã deste domingo. Eles empurraram o portão em idosa que caiu em cima de um carcereiro. A cadeia de Solonópole tem 22 presos em regime fechado e oito em semiaberto.
A fuga foi descoberta quando o carcereiro chamou Policiais Militares que trabalhavam no plantão. Contudo foram acionadas viaturas dos municípios de Milhã e Banabuiú juntamente com a de Solonópole, comandada pelo Cabo Arimateia, Policiais do destacamento pediram reforço do Ciopaer, mas segundo informações a aeronave só vem depois da ordem do Comando Maior.
Os dois presos trata-se de Manoel Freire da Silva e Luiz Henrique Rodrigues, 23 anos, foi preso no dia 16/02/2012 com trafico de entorpecentes.
Logo após a fuga, os policiais que estavam fazendo ronda foram acionados e começaram as buscas.

SERTÃO CENTRAL > Chuvas começam a causar transtornos

Ibaretama > O prognóstico dos profetas da chuva começa a se confirmar no interior do Ceará. No tradicional Encontro realizado no começo do ano em Quixadá a maioria anunciou o início do inverno a partir dos primeiros dias de março. As chuvas registradas neste fim de semana começam a dar sinal do “bom inverno” esperado pelos agricultores. Começou a chover em grande parte do Estado. Em alguns casos já está havendo até excesso, como em Ibaretama, no Sertão Central, onde uma casa desmoronou parcialmente e algumas áreas foram alagadas. Veja a reportagem na edição desta segunda-feira, 27, no Diário do Nordeste ou clicando no link abaixo > Beberibe registra maior chuva do ano.
O técnico em agropecuária Ednaldo Calixto inspecionou algumas áreas de Ibaretama logo após as chuvas. Enquanto uns comemoravam as boas chuvas, enchendo suas cisternas, outros demonstravam preocupação. O inverno nem começou direito e vários córregos já haviam transbordado. E pelo jeito as precipitações devem se intensificar nos próximos dias. No início da manhã desta segunda-feira, 27, o radar meteorológico da Funceme apontava chuvas no litoral leste, na região metropolitana de Fortaleza e no Sertão dos Inhamuns.

Em Ibaretama choveu cerca de 140mm do último sábado. Foi a maior precipitação da região.



HOSPITAL REGIONAL > Resultado de licitação deverá sair dentro de 20 dias

Quixeramobim > Aguardado com expectativa por muitos, o resultado da licitação do Hospital Regional do Sertão Central, a ser construído em Quixeramobim, deverá sair até o próximo dia 20 de março.  O Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) está concluindo a análise das propostas apresentadas por 17 empreiteiras. Após a divulgação da fase de habilitação dos concorrentes será aberto prazo de cinco dias para recursos e, encerrado esse prazo, o resultado final da licitação será publicado em mais cinco dias. Caso não haja recurso ao resultado, o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, deverá assinar a ordem de serviço ainda no próximo mês. Independente do resultado da licitação, um grupo da sociedade civil de Quixadá continua a luta em prol da transferência na unidade hospitalar estadual para este município. Logo após o resultado da escolha de Quixeramobim para receber o novo hospital do Governo do Estado um grupo independente ingressou com ação junto ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando apreciação da infraestrutura técnica necessária para a execução da obra, orçada em R$ 83.882.724,64. A partir da ordem de serviço deverá estar concluída de 16 meses. Com 374 leitos, o novo hospital da rede pública estadual atenderá a população de 612 mil habitantes de 20 municípios do Sertão Central e Inhamuns.